Logo do Jusbrasil com acesso para a página inicial
Todos
Todos
Artigos e Notícias
Jurisprudência
Diários Oficiais
Modelos
Peças Processuais
Legislação
Consulta Processual
Doutrina
Buscar no Jusbrasil
Cadastre-se
Entrar
Home
Consulta Processual
Jurisprudência
Doutrina
Artigos
Notícias
Diários Oficiais
Peças Processuais
Modelos
Legislação
Diretório de Advogados
Voltar
Angel Mattos
Comentários
(
44
)
Angel Mattos
Comentário ·
há 7 anos
Evo Morales tentou criminalizar a evangelização na Bolívia? Entenda essa polêmica
Ricardo Bispo
·
há 7 anos
"ARTÍCULO 88. (TRATA DE PERSONAS). I. Será sancionada con prisión de siete (7) a doce (12) años y reparación económica la persona que (...) CAPTE (...) ACOJA O RECIBA personas con alguno de los siguientes fines:
11. Reclutamiento de personas para su participación en conflictos armados o em organizaciones religiosas o de culto;"
A lei é impiedosa. ACOLHER (note bem - acolher, verbo que denota uma simpatia entre o que acolhe e o que é acolhido) ou RECEBER (pode, tranquilamente, ter o mesmo significado que acolher) pessoas com a finalidade de RECRUTAMENTO a instituição religiosa é considerado tráfico de pessoas. Em momento algum fala em empregado de força, em restrição à liberdade. De fato, faz o contrário, empregando os nomes acima que estão em caixa alta. Ora, divulgar o Evangelho é missão de todo converso e forma de propiciar a conversão - que significa retorno aonde se estava, neste caso, à pessoa da Igreja, Corpo Místico de Cristo. Isto é, aos olhos do direito secular, que enxerga a Igreja como mera instituição humana, recrutamento, de modo que um pároco receber e ordenar seminaristas se encaixa no tipo.
Emprega-se também o verbo captar. Da mesma maneira que acolher, captar não denota, sobremaneira alguma, o emprego de violência, de modo que um pregador da Palavra também incorre no tipo.
De fato, é patente que o artigo fere o princípio da taxatividade da lei penal, e não por acaso. Explico.
O parlamento do país é abertamente comunista e segue agenda de igual cunho (toda ela é publicada - pelos próprios agentes - aqui: http://forodesaopaulo.org/). Como sabemos, o comunismo tem ódio à religião e a culpa de sequestrar/alienar o intelecto da classe operária ("A religião é o ópio do povo", e outras baboseiras mil); são notórios os atos do comunismo contra instituições religiosas, mormente a Igreja. Logo se vê que a leitura da Janaína é a teleológica, histórica e sociológica, e não a contrária.
3
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 7 anos
Evo Morales tentou criminalizar a evangelização na Bolívia? Entenda essa polêmica
Ricardo Bispo
·
há 7 anos
O articulista se equivoca. Nas palavras de Janaína Paschoal, em entrevista dada à Gazeta do Povo: "Ainda que não se utilize expressamente a terminologia da criminalização da religião, é óbvio que é isso o que o dispositivo está fazendo, porque inclusive equipara o exercício da religião à luta armada [...]. Uma vez entrando em vigor este Código, os líderes religiosos de quaisquer confissões — é importante que isso seja dito — passarão a ser presos. E as pessoas que professem as fés (sic), sejam elas quais forem, também passarão a ser presas, porque o dispositivo é extremamente aberto e fica evidente que está havendo uma criminalização. Isso é inaceitável, não só à luz das Constituições nacionais, mas à luz de todos os tratados internacionais. É o caso de denunciar, sim, aos tribunais internacionais. Ainda não tem uma lesão efetiva aos direitos fundamentais desses indivíduos, mas a própria edição dessa lei já constitui uma lesão."
3
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 7 anos
FGTS, INSS e Aviso Prévio - um assalto ao trabalhador, disfarçado de direito
Daniel A. B.
·
há 7 anos
A cultura do não poupar recursos é resultado de todo um processo de infantilização que perpassa pela criação de leis como a do fgts, que impõem a transferência dos deveres econômicos mais básicos de um adulto a governantes travestidos de pais. Evidentemente, isto não ocorre sem a anuência mais ou menos consciente dos infantilizados, que nunca deixam de ser tratados como crianças pelos seus concidadãos e veêm nisso uma oportunidade de viver o paraíso na terra. O resultado direto é a incapacidade dos indivíduos de se autodeterminarem, o que inflama o desejo ardente de busca pelo maior dos mitos modernos : segurança material como satisfação da tensão existencial ontológica ao homem. E quem a "dá"? Ora, o estado, com seus cargos públicos, bolsas, etc. Então, em suma, se nós quisermos mostrar um pouco de caridade para com os nossos concidadãos, deixemos que eles experimentem a vida com plena auto resppnsabilidade, ao invés de propormos a pilhagem da "adultez" deles. E aí, colega, te garanto que não só se poupará dinheiro, como se terá o brio para empreender, a fibra para participar verdadeiramente da vida pública, etc.
3
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 7 anos
Chega ao STF primeira ação que pode levar à ampla legalização do aborto
Mariana Bravo
·
há 7 anos
"Quando se põe em debate o aborto, o que se oferece, num primeiro lance de discussões, é se o embrião e o feto seriam pessoas"
- Certamente que não são pessoas! Devem ser proto-lagartos em alguma espécie de processo evolutivo que desafia a metafísica aristotélica em suas bases mais sólidas.
Ora porra!!!!!
1
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 7 anos
Justiça autoriza mudança do sexo e nome de transexual sem necessidade de cirurgia
Perfil Removido
·
há 7 anos
"Não deve ter o transtorno como um sintoma de um distúrbio mental, tal como esquizofrenia"
ORA, mas se é exatamente isso, conforme o DSM - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders de 1973. A nova versão, que afasta essa visão, o faz com base numa análise político-subjetiva clara; nada obstante o objeto estudado ser o mesmo, acresceu-se ao diagnóstico uma série de opiniões nada científicas, como se o objeto de estudo tivesse mudado.
6
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 7 anos
Um mundo sem esperanças, uma Constituição Federal de sonhos
Pedro Paulo de Oliveira
·
há 7 anos
Amigo, discordo do seguinte:
"Cuba, teoricamente, erradicou o analfabetismo, tem um índice alto de pessoas no/com ensino superior"
Nada disto implica que o método educacional é efetivo, ou, ainda, que não é destrutivo. De fato, o analfabetismo funcional reina em Cuba tanto como no Brasil; a capacidade de ler é desacompanhada da de imaginar as causas e consequências daquilo que se lê; a dialética interna (e sua síntese), necessária para a intelecção, não pode ocorrer. Qualquer vestígio de alta cultura é substituído pelo mais mundano dos entretenimentos literários. Não há setor dessas sociedades que fuja dessa desgraça, salvo aquele responsável por iniciá-la.
Nestes parâmetros, a economia liberal de Adam Smith (e tantos outros) não funciona. Sua implantação depende de uma base cultural que jamais estará presente, dado que não existem os teóricos e especialistas aptos a produzi-la e difundi-la (teólogos morais, sociólogos, cientistas políticos...).
1
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 7 anos
[Enquete] Você é a favor ou contra a reforma da previdência? Por quê?
Jusbrasil Perguntas e Respostas
·
há 7 anos
Previdência social obrigatória é uma miséria moral sem limites. Não é sem razão que os americanos rechaçam desgraças desse tipo. Ninguém tem legitimidade ética para me obrigar a contratar um serviço não obrigatório para a manutenção da sociedade, e muito menos fazer com que eu arque com os bônus e ônus da vida privada de pelegos que eu nem conheço. Não é a isso que se presta o dinheiro público. Nem me venham com papo de solidariedade: caridade imposta é coisa de maluco e nada tem a ver com deveres cívicos ou éticos.
A solução brasileira é doentia: vamos passar uma procuração pro Estado imputar "caridade", ao invés de sacrificarmo-nos pelo próximo para fazer verdadeira caridade.
Não tem sociedade que se sustente assim. Chega de perpetuar essa maldita imputação de responsabilidades privadas a terceiros. É impossível brotar verdadeira solidariedade e compaixão numa sociedade eivada de irresponsabilidade individual, porque ela resulta na inveja e massacre do bem alheio.
1
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 7 anos
Os 03 piores sanguessugas dos consumidores
Bruno Guimarães
·
há 7 anos
Os três piores sanguessugas dos consumidores:
1º O Estado;
2º As empresas mancomunadas com o Estado;
3º As ONGs, sindicatos e afins mancomunadas com o Estado.
Fiquem atentos!
4
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 8 anos
Como chegamos até aqui
José Francisco Albarran
·
há 9 anos
Excelente artigo! Segue texto muito pertinente, do professor Olavo de Carvalho:
"Por mais que o Brasil tenha mudado ao longo dos séculos, essa experiência permanece constante: o mestiço do século XVIII, cortado de suas raízes e jogado numa sociedade onde sua única esperança era abrigar-se sob as asas de algum protetor idolatrado por fora e odiado por dentro, tem a mesma experiência vital do cidadão de baixa classe média na atualidade, solto sem referências morais ou culturais num ambiente de complexidade inabarcável, onde não ousa delinear o mapa de um plano de vida mas busca apenas a segurança imediata de um empreguinho sem perspectivas, passando o resto dos seus dias a remoer a inveja disfarçada em indignação moral. Em ambos os casos a única esperança é a do fracasso controlado, postiçamente dignificado por ser igual ao de todos.
(...)
Nas minhas aulas e conferências tenho analisado vários aspectos desse complexo de encolhimento vital brasileiro. Aqui, posso apenas assinalar a sua existência e sugerir que o exame do assunto pode levar a conclusões bem diversas daquelas que têm prevalecido na sondagem das causas da atrofia do capitalismo entre nós."
Fonte: http://www.olavodecarvalho.org/textos/2005doencaexistencial.html
1
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Angel Mattos
Comentário ·
há 8 anos
A Terceirização ampliada e a potencialização da politicagem na administração pública
José Herval Sampaio Júnior
·
há 8 anos
Se o custo da produção cai, ela aumenta; se há mais produção, o acúmulo de capital tende a aumentar, e os bens ficam baratos. Porque aumenta o capital acumulado, dada a natureza do capital mesmo, necessariamente incrementa-se o seu giro, por mais que alguns grupos tentem segurá-lo (desnecessário dizer o papel de um estado que tributa 3/4 da renda tem, certo), acarretando no enriquecimento, visível, dentre outras formas, pelo aumento do poder de compra (do valor da moeda, enfim). Ou seja, mais pessoas poderão fazer mais, com menos.
Quanto ao serviço público, tem-se que a terceirização, enquanto inserida no contexto político brasileiro de fato tende à evolução do controle estatal sobre a iniciativa privada (fascismo), mas, se for acompanhada de uma efetiva redução das competências estatais àquelas que lhe são precípuas, ou seja, que só ele pode fazer, é indispensável instrumento de controle republicano, porque assim o povo, por meio da administração, escolhe quem lhe prestará os serviços essenciais.
2
0
WhatsApp
Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Copiar Link
Reportar
Carregar mais
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
Criar minha conta
Outros advogados em Sorocaba (SP)
Carregando